terça-feira, 2 de outubro de 2007

Perversidade contra a Rede Globo e

12/08/2007








De: Alamar Régis Carvalho


Para: Sérgio


Assunto: Perversidade contra a Rede Globo e o Criança Esperança




Sérgio:
Uma mentira sem vergonha circula pela internet, dando conta de que a Rede Globo utiliza-se das doações do Criança Esperança, para abatimento no imposto de renda. Será que um projeto deste merece um tratamento tão desumano?



Perversidade


Contra a Rede Globo e o Criança Esperança



A internet, uma das mais extraordinárias tecnologias que o homem já teve conhecimento, é usada para muitas coisas boas: reencontrar amigos, pesquisas, informações em geral e inúmeras utilidades que milhões de brasileiros conhecem; todavia é, também, utilizada para muita gente descarregar as suas mágoas, frustrações, neuroses, incompetências. Uns se dão ao trabalho de criarem vírus para destruírem o prazer de outros em usar o computador, outros promovem difamações, calúnias, mentiras e ofensas.


Por ser um correio praticamente gratuito e facílimo de ser usado, a hora que queremos, muitas pessoas esquecem o bom senso (se é que tem algum) transmitindo e retransmitindo tudo o que aparece em seus computadores.


E nessa onda encontramos matérias com assinaturas do João Ubaldo, do Paulo Coelho, do Arnaldo Jabor... que nunca foram escritas por eles.


Há mais de um ano circula uma tal mensagem comunicando uma suposta demissão do Alexandre Garcia da Rede Globo, por "pressão" do Lula, coisa que nunca aconteceu, já que o Brasil inteiro continua a ver o referido jornalista nos programas em que sempre esteve na mesma emissora, prestigiado como sempre, falando com a mesma veemência e ética jornalística.


Outra fala também de uma suposta demissão do Arnaldo Jabor da CBN e afastamento da Globo, também por "ordem" do Lula, coisa que também nunca aconteceu, o Jabor continua mostrando a cara todos os dias nos jornalísticos da emissora e continua mais firme do que nunca como a maior estrela da CBN, falando com a mesma veemência, baixando o cacete com o seu inconfundível estilo.


O pior de tudo é que muita gente, mesmo pessoas amigas, responsáveis e até boas, obviamente indignadas também com a interminável safadeza política da Nação, sai retransmitindo tudo o que recebe, sem se dar ao trabalho de análises criteriosas, procurando checar a fonte da informação e a autenticidade do fato, como esses casos do Alexandre Garcia e Arnaldo Jabor que o Brasil inteiro vê, todos os dias, na tela da nossa maior rede de televisão.


Eu por exemplo, jogo no lixo tudo o que me mandam de autoria do Jabor, porque, em respeito à minha inteligência, por gostar do estilo dele, vou direto na fonte, ou seja, no site da rádio CBN: http://www.cbn.com.br/, onde posso ouvir o que realmente é de autoria dele. Jamais abro mão de procurar ir direto nas fontes.


Mas o grande alvo dos ataques, nestes dias, é a Rede Globo com o seu Criança Esperança, na retransmissão interminável de uma mensagem que circula há mais de 3 anos, (só eu, recebi mais de 100 e-mails sobre o mesmo assunto nas últimas 24 horas), com um boato absurdo que criaram, dando conta de que a Globo declara, no imposto de renda, que fez doação para o referido projeto de um dinheiro que nunca foi dela e sim do público, a fim de obter isenções.


Todos nós devemos protestar sim, destemidamente, contra todos os absurdos, as sem-vergonhices e as safadezas que são praticadas em nosso país e usarmos, sim, este poderoso instrumento chamado internet para que os canalhas, sobretudo do mundo político, saibam que nem todo mundo é idiota.


Mas daí a passarmos atestados de idiotas, para nós mesmos, outorgados pela universidade dos imbecis, servindo-nos de instrumentos para transmitirmos e retransmitirmos mensagens maldosas, mentirosas, levianas e sujas, para atender a interesses de pessoas de mau caráter, doentes do espírito e certamente frustradas e possuidoras de variados tipos de problemas relacionados pela Psicologia, há uma diferença grande.


SOBRE A REDE GLOBO





Eu não estou aqui santificando a Rede Globo, porque também já mandei vários e-mails para ela, exercendo o meu papel de telespectador atento e responsável, protestando contra algumas coisas veiculadas em sua programação, em seu jornalismo, sobretudo em uma determinada ocasião em que a cada dez notícias do Jornal Nacional, nove eram tragédias. Parece mentira minha, mas o mesmo jornal do dia seguinte veio uma beleza.


Já protestei contra o Fantástico em um momento que caiu demais a qualidade e quando colocaram determinado elemento, também movido por ódio e preconceito religioso, para falar mentiras acerca de um assunto que eu domino bem e sei que ele estava mentindo e falando bobagens. Eles me mandaram e-mails agradecendo pela crítica e chegaram a me telefonar. Sugeri nomes para que a emissora entrevistasse e, sem que eu tenha qualquer prestígio lá, quinze dias depois estava ela entrevistando sobre o mesmo assunto uma das pessoas indicadas por mim, até mesmo fazendo um Globo Repórter.


Fiz a crítica dura, sim, fui bastante contundente, mas jamais leviano.


Mas deixar de reconhecer o espetáculo que ela realmente é, em termos de qualidade técnica e artística, é demais.



SOBRE O CRIANÇA ESPERANÇA










A Rede Globo nunca declarou imposto de renda com artimanhas de contador, utilizando a arrecadação do Criança Esperança como doação sua, a fim de beneficiar-se com deduções no imposto de renda, conforme diz essa leviana mensagem. Esta afirmativa dos e-mails é uma mentira muito mal construída e de tremendo mau gosto.


Ela nem pega no dinheiro porque todas as doações vão diretamente para a UNESCO que é quem, de fato, administra todo o dinheiro, nas suas obras que, queiram ou não, são realidades. E outra coisa: não existe nenhum laranja dentro da UNESCO, que é uma instituição muito grande e respeitada.


Muito pelo contrário, a Globo tem uma despesa enorme com a realização da campanha e do grande show que faz, porque paga os cachês dos artistas normalmente, paga os operadores de câmeras, de som, iluminadores... a técnica de um modo geral, aluguel de espaço físico, toda a estrutura montada e ainda perde dinheiro porque deixa de veicular publicidade paga em seus espaços, por ter que ocupá-los com a campanha. Só mesmo quem entende de televisão para dimensionar o tamanho desta perda.


E tem mais uma coisa:


Ela não pede para a UNESCO lhe repassar o valor correspondente as despesas que teve, ficando apenas com o saldo para ser aplicado nas obras das crianças, muito pelo contrário, o que o povo doa fica integralmente com a UNESCO.


Aproveito para anexar, aqui, um documento emitido pela própria UNESCO:















Representação da UNESCO no Brasil



Esclarecimentos sobre a campanha


Criança Esperança


Em virtude de mensagens que circulam na internet com falsas informações sobre o Criança Esperança, a UNESCO esclarece que:


1. As doações para o Criança Esperança são diretamente depositadas em conta administrada pela UNESCO, que destina esses recursos única e exclusivamente para projetos sociais implementados no Brasil. Nenhuma doação do Criança Esperança passa pela Rede Globo.


2. Por se tratar de uma agência das Nações Unidas, doações para a UNESCO não são dedutíveis no Imposto de Renda, que veta supressão de contribuições feitas a organismos internacionais. Dessa forma, é inverídica a suposição de que a Rede Globo obtém benefícios fiscais com a campanha Criança Esperança. A Rede Globo, assim como a UNESCO, não se beneficia de qualquer recurso de abatimento fiscal em função do Criança Esperança.


3. Todo ano, por meio do jornalismo e da grade de programação da emissora, a Rede Globo e a UNESCO divulgam para a sociedade o trabalho realizado pelos projetos sociais que recebem recursos da campanha Criança Esperança. A lista completa dessas iniciativas está neste site, bem como informações gerais a respeito do projeto.


A UNESCO lamenta que pessoas ou grupos propagem informações falsas para prejudicar um projeto que se destina a beneficiar, com recursos e exposição de temas, um dos mais sensíveis e vulneráveis segmentos de nossa sociedade. Aproveitamos a oportunidade para agradecer aos milhares de brasileiros que há 21 anos contribuem com o Criança Esperança, permitindo que até hoje se tenham destinado recursos para apoiar mais de cinco mil projetos sociais.



UNESCO no Brasil:



SAS Quadra 5, Lote 6, Ed. CNPq/IBICT/UNESCO 9o andar.
Brasília - DF
Brasil
http://www.unesco.org.br/



Sei que alguns amigos que, tenho certeza, gostam de mim mas não toleram a Globo, vão questionar este meu manifesto, mas eu não posso ser omisso diante de um absurdo deste, uma injustiça tão sem vergonha como esta.


Diante do exposto, quero sugerir a vários outros que normalmente não odeiam a Globo mas estão se deixando levar por essa onda de boatos para que não abandonem a disposição de criticar a referida emissora, bem como a todos os demais órgãos de imprensa; mas que as críticas sejam feitas apenas quando de fato eles cometerem equívocos, deslizes jornalísticos, algum tipo de apelo absurdo... ao mesmo tempo que tenhamos disposição para elogiá-los também quando eles acertam.


O projeto Criança Esperança não é motivo para críticas e muito menos merece ser destruído pelo ódio e a inconseqüência de alguns, é motivo para elogios e por isto, aplaudamos:





Carinhosamente



Alamar Régis Carvalho


alamar@redevisao.net


http://www.redevisao.net/


orkut "alamaregis"







Alamar Régis Carvalho - Analista de Sistemas, Escritor - E-mail:

alamar@redevisao.net orkut: "alamarregis" http://www.redevisao.net/


Deixe o preconceito de lado. Conheça a Rede Livros, que pode ser útil a você. Não tire conclusões precipitadas antes de analisar detalhadamente este projeto: http://www.redelivros.net/


Nenhum comentário: