quinta-feira, 4 de outubro de 2007

ESSA FOI DE DOER!!!

A repórter Fabíola Salvador, que trabalha para o jornal O Estado de São Paulo quis mostrar serviço "contra os ditadores militares" e incorreu numa gafe que em muitos outros países poderia garantir, no mínimo, uma casa de praia ou um super carro importado 0km para a vítima de sua calúnia irresponsável.

É que a senhora repórter foi cavucar na internet a respeito da reação dos militares a mais um dos ataques de "não caibo em mim" do ministro da defesa Nelson Jobim, durante a cerimônia em que o governo do presimente Lula fez do Palácio do Planalto a extenção dos palanques políticos partidários em que costuma atuar, para lançar mais um panfleto contra os "anos de chumbo" do governo militar, no qual morreram 182 militantes da luta armada de esquerda - menos do que a negligência governamental matou só no último maior acidente aéreo da história da aviação brasileira, no último dia 17 de julho, quando um avião da TAM atravessou a pista de pouso do Aeroporto de Congonhas (SP) e colidiu com um prédio da mesma companhia, matando 199 pessoas.

Pois bem, a repórter, então, encontrou o site "A Verdade Sufocada", deu uma olhada e saiu escrevendo uma matéria que seria veiculada no dia 2 de setembro - só esqueceu de que trabalha para um jornal de grande circulação e que tem a responsabilidade de, no mínimo, argüir aqueles sobre os quais se refira em seu texto, principalmente se atribuir aos mesmos responsabilidades. É incrível ter que ensinar o padre a rezar missa para um profissional que trabalhe num jornal como O Estado de São Paulo...

Primeiro, a moça julga:

"A ameaça do ministro da Defesa, Nelson Jobim, de dar uma ''resposta'' a quem reagisse à publicação do livro que conta a versão oficial sobre os presos políticos desaparecidos durante o regime militar não surtiu efeito entre militares e seus parentes."

Depois, diz que esposa escreve em site do marido:

"Maria Joseíta Brilhante Ustra, mulher do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, que comandou o DOI-Codi em São Paulo entre 1970 e 1974, divulgou um artigo no site do marido lembrando que, na cerimônia de lançamento do livro na quinta-feira, no Palácio do Planalto, o regime dos militares foi muito criticado. ''Jobim, por suas ameaças, lembrou o general Figueiredo, que disse, quando presidente da República, para quem fosse contra a abertura democrática: ''Eu prendo e arrebento'', citou ela no texto."

Em seguida, fala de processo contra Ustra, mas não cita a posição do mesmo sobre a acusação:

"Ustra é figura emblemática entre militares e vítimas da ditadura. O oficial está sendo julgado em processo movido pela família Telles, sob acusação de ser o responsável pelas torturas de Maria Amélia Telles e seu marido César Telles, Criméia, irmã de Maria Amélia, e os dois filhos do casal, Janaína e Edson, à época com 5 e 4 anos de idade."

E, por último, erra na informação:

"Na página da internet que é organizada pelo coronel (www.averdadesufocada.com), são muitas as manifestações de militares contra o ''cala-boca'' de Jobim. Ítalo Lobo avalia que ''Jobim não é um comandante e nem um líder''. ''É apenas mais um politiqueiro querendo fazer fama em cima da situação.'' O próprio Ustra assina uma lista para que os militares reajam contra a ordem. Eles escreveram: ''Eu reajo.''

Bem, a dona Fabíola também precisava de resposta. E foi assim que o verdadeiro autor e administrador do site "A Verdade Sufocada" resolveu se manifestar:

O Jornal Estado de São Paulo de 02/08/2007 publicou a matéria:

Coronel Ustra expõe em site textos contra Jobim, escrita por Fabíola Salvador , na qual a repórter diz que o site www.averdadesufocada.com é organizado pelo coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra.

Queremos informar aos nossos prezados visitantes que o site não é organizado pelo Coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra. Diretamente, somos dois civis. Indiretamente, poucas dezenas de pessoas estão sempre em busca ou escrevendo matérias para o site. E como Webmaster, conto um pouco mais de como isso tudo começou:

Sobre a contra-revolução de 1964

O período me era obscuro, afinal não vivi aqueles tempos; há pouco alcancei a minha terceira década de vida; nunca participei de movimentos políticos; já estive em três universidades; prestei o serviço militar normalmente e jamais alguém me explicou direito como as coisas tinham acontecido.

O livro

Após conversar sobre isso com um amigo, recebi de suas mãos, o livro "A Verdade Sufocada". Depois da entrega ele disse:

- Prepare-se, a vida perderá um pouco da graça se você conseguir chegar ao final dele. Afinal, não é nada prazeiroso descobrir que muito do que você escutou são inverdades.

Cheguei ao final do livro, após um mês de leituras noturnas e realmente creio nunca mais ser o mesmo. A ignorância às vezes é uma dádiva, mas a omissão além de crime é um pecado. Isso não poderia ficar assim, as pessoas tinham que saber sobre a verdadeira história da nossa nação. Perdi o sono, conversei com as pessoas, fiquei agitado, triste e magoado.

O Site

Consegui o email do senhor USTRA e informei-lhe que estaria dando um site inteiro de GRAÇA, pois essa história não poderia ficar oculta. Ele recusou. Fui insistente nas semanas seguintes. Tentei através da senhora Joseíta Ustra (exemplo de mãe, que me impressionou pela sua coragem em algumas passagens do livro). Ela pareceu mais receptiva. Finalmente fizemos um acordo:

As regras

Eu colocaria somente materias que estivessem dentro do contexto, e o mesmo ficaria a vontade para colocar suas matérias e até solicitar a retirada das que não concordasse ou que fossem muito agressivas (foram muitas). Isso mesmo, o Ustra é mais pacífico que todos nós. Talvez seja a imprudência da juventude, porém o mais importante é que, contrariando-o, fazemos com que sua vontade seja soberana. Afinal ele é o homenageado.

A rotina

As matérias são enviadas para meu email todos os dias e ao chegar em casa a noite, após a faculdade, após confraternizar com a família, elas vão ao ar. Tarde, isso mesmo, sempre entre 23:00 e 2:30 da manhã, entre duas a três horas por dia de trabalho as matérias vão acontecendo. O que mais alonga esse tempo são as imagens que sempre tento criar com similaridade ao contexto.

A remuneração

O Ustra bem que tentou, mas não conseguiu! Declinamos continuamente. Ele mensalmente tenta, eventualmente usa de outros artifícios com êxito... temos resistido bem em nossa trincheira.

Como ajudar

Ajude lendo o livro e divulgando a história que muitos não querem que o Brasil conheça.

"É isso aí, pessoal. Sou um pessoa comum, casado, pai de família, caseiro, presbisteriano, surfista, estudante e acima de tudo, um brasileiro que desde miúdo não deixa de se emocionar com o hino nacional e os desfiles de sete de setembro.

QUER SABER MAIS, ADQUIRA OS LIVROS ABAIXO RECOMENDADOS.
-A Verdade Sufocada do Cel Carlos Alberto Brilhante Ustra
Pedidos por telefone: (61) 3468-6576
Pedidos por e-mail: averdadesufocada@terra.com.br

- “Documentário: Desfazendo Mitos da Luta Armada

do Cel Aloisio Madruga
E-mail: guearaguaia@uol.com.br

Nenhum comentário: