quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Um pequeno mundo muito estranho

Enviado por Paulo Lacaz

Um pequeno mundo muito estranho

Qual seria o sentido de um motor sem partes móveis? Ou de um ventilador que não tem pás ou hélices mas que continua provocando vento? São coisas contra-intuitivas, mas nem por isso menos reais. Estamos acostumados com nosso mundo e com a "física" dos objetos em escala humana - agora chamada de macroescala (hum... certamente um tema interessante para se escrever algo). Mas as coisas são realmente estranhas na escala dos nanômetros, dos átomos e das moléculas ou, se preferirem, na escala quântica.

Em nanoescala, objetos grudam entre si sem serem magnéticos, podem ser levitados e até campos magnéticos podem ser movimentados por meio de ondas sonoras. E ventiladores fazem "vento iônico" sem precisarem de hélices. Parece difícil de entender? Nem tanto, mesmo porque todos estes assuntos estão em nossas notícias desta semana.

E, para acompanhar o jeitão esquisito do mundo quântico, quero chamar a atenção para uma notícia que ainda não demos: parece que a levitação quântica foi proposta mais de um ano antes por dois professores brasileiros. Estamos em contato com eles e teremos o maior prazer em dar-lhes o devido crédito.

Boa leitura.

Agostinho Rosa
Editor

Últimas notícias

Eletrônica

Motores de vento iônico farão resfriamento de chips

Entram os motores de vento iônico, uma nova tecnologia com o potencial para resfriar dramaticamente os chips de computador e permitir uma nova onda de miniaturização e elevação dos seus clocks de funcionamento.

Energia


Pesquisadores brasileiros desenvolveram um novo sistema de refrigeração à base de energia solar, que poderá beneficiar produtores rurais de leite no Nordeste brasileiro. A geladeira solar poderá ser produzida a um custo muito baixo.


Meio-ambiente

Até agora, pesquisadores preocupados com os efeitos dos gases estufa no clima do planeta têm levado em conta apenas variáveis externas, como a ação humana. O novo estudo é o primeiro a incluir também condições naturais.

Informática



Mesmo presentes em 70% de todos os artigos científicos publicados, o título de uma tabela não possui um peso maior do que os comentários em um blog quando os crawlers dos mecanismos de busca varrem os sites.

Nanotecnologia

Alguns sites divulgaram a pesquisa acompanhada de uma foto de levitação magnética em macroescala, um efeito encontrável em diversos brinquedos. Mas o mecanismo proposto só funciona na escala de átomos e moléculas.

Mecânica

A tinta inteligente não serve apenas para pontes e edifícios, mas também para qualquer estrutura metálica, como aviões e navios, podendo monitorar fraturas, trincas e corrosão antes que eles sejam visíveis pelo olho humano.


Políticas

Além de diminuição nas patentes internas, o Brasil é o último colocado em relação a patentes obtidas em outros países, com cerca de mil - os Estados Unidos ficam em primeiro lugar, com cerca de 160 mil patentes.


Recursos

A linha de crédito, que dispõe de recursos de R$26 milhões, destina-se a apoiar projetos de inovação tecnológica nas micro e pequenas empresas.

Robótica

O braço biônico é ligado aos nervos residuais do paciente, podendo ser controlado naturalmente, oferecendo feedback sensorial e oito graus de liberdade, um controle muito acima de qualquer prótese hoje existente.

Indústria já pode contar com o robô mais rápido do mundo

O mais inovador no Quattro é o seu desenho, muito diferente dos tradicionais robôs industriais, cujo projeto busca uma semelhança com o braço humano. Ainda assim ele é totalmente compatível com as linhas de produção tradicionais


Copyright 1999-2007 http://www.inovacaotecnologica.com.br/. Todos os direitos reservados.






Nenhum comentário: