Neil "eu vaio lulla" Ferreira
Neil Ferreira é publicitário
Essa história de que a enigmática e milionária campanha do número 3 , do Bando do Brasil , seria uma uma coisa "subliminar", o que quer que isso seja, para criar um clima favorável ao 3º. mandato do Amigão da Banquerada , é paranóia da pura, da legítima, da escocesa. Sou paranóico dos bons e sei reconhecer uma boa paranóia quando a vejo. O Amigão da Banquerada precisa disfarçar a pavimentação dos trilhos para o 3º. mandato tanto quanto precisa de um tiro no pé. A preciosa frase "pavimentação dos trilhos" é delle.
Algo "subliminar" seria uma força invisível, que o forçaria a uma ação que talvez não queira praticar. Se praticá-la, nem notará e vai pensar que foi um ato de livre vontade.
Trabalho em publicidade há mais de 40 anos e fiz uma carreira respeitada. Nunca vi nenhum exemplo de campanha que o obrigasse a se entupir de Pepsi, Coca ou pipoca, sem que você percebesse ou quisesse. Li histórias de testes que teriam ocorridos em sessões de cinema, nos anos 60. Não vi comprovação de nenhum deles. Não passam de lendas urbanas. Há livros sobre publicidade subliminar, há quem acredite neles. Eu não. Não acredito também na Santíssima Trindade.
Sou ignorante confesso. Acredito em Cristo e em tudo que foi narrado que viveu e sofreu, mas não acredito que nasceu de uma virgem. Preciso antes acreditar que virgens possam ter filhos, para acreditar em publicidade subliminar.
Depois do 1º. mandato inteirinho em cima do palanque, batalhando a reeleição que jurava que não queria, cantando com aquela voz e aquele sotaque o jingle Nunca Antes Neççepaíz , o Amigão da Banquerada foi para o 2º., batalhando claramente o que quer agora (o 3º.), jurando também que não o quer. Está há oito meses em cima do mesmo palanque cantando o mesmo jingle!
Milenar sabedoria oriental: Cavalo ganha uma vez, sorte; cavalo ganha duas vezes, coincidência; cavalo ganha três vezes, aposte cavalo ". Eu aposto um dedo mindinho que cavalo quer 3º. mandato.
Nada houve de invisível, a corrida para o 3º. mandato é pública, notória, filmada, fotografada, irradiada, está nas tevês, jornais e rádios todos o dias, numa assustadora ocupação da mídia. Então, por que essa esquisitice, a campanha do número 3 , está no ar? As explicações são mais esquisitas do que a campanha. Não as entendi. Ouvi, porém, que essa campanha teria custado 10 milhões de reais. Duvido.
Pelos teasers em grego e comerciais de 3 minutos incompreensíveis, custou muito mais. Some as camisetas (o encenador suplicy disse que são "tucanas" por serem amarelas e azuis, arrancando gargalhadas dele mesmo, da quadrilha aliada e da oposição) e os milhares de folders caríssimos e você bate fácil nos 40 milhões. Grana dos acionistas, sem acrescentar um correntista à clientela. Mas talvez salve a Terra, quem sabe. A internet fervilhou com centenas de e-mails preocupados com o risco do 3 ser mesmo uma campanha para o 3º. mandato. Não acho que seja.
3 palavrinhas explicam o 3 do Bando do Brasil : grana para mídia. Compra a ocupação nada subliminar da mídia pelo Amigão da Banquerada , na sua visível e indiscutível campanha pelo 3º. mandato. Para isso, o 3º. mandato, 3 não é útil. Para aquilo, a ocupação da mídia, é.
O porta-níqueis nosso franklin domina a maior verba de propaganda da nossa história, compra o que e quando precisar.
Vemos, lemos e ouvimos, com raras exceções, só o que o Seu Mestre deixa. Enfurna-se o ridículo de fotos, como as do painho cheirando o bio-sebo e mãinha com a maior cara de nojo. Mais de 260 mil funcionários públicos podem ser efetivados pelo Congresso, por lobby da república sindicalista no pleno comando deççepaíz , fica por isso mesmo. A arrecadação de impostos bate recordes, mal se resvala no assunto. Um em cada quatro brasileiros, quase 50 milhões, recebe o bolsa-esmola . Quem você acha que já escolheram?
Se existe mesmo a propaganda subliminar para o 3º. mandato é inútil, desnecessária. Está tudo dominado!
É PRECISO VAIAR
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