terça-feira, 2 de outubro de 2007

COLETÂNIA DE WALDO LUIZ VIANA


www.waldoluisviana.w3br.com


Sobre a "turbulência" internacional
Waldo Luís Viana

"Essa crise financeira internacional, chamada pelos conservadores de "turbulência", mostra o flanco do grande problema que é manter a liquidez internacional baseada no velho dólar. É o samba de uma nota só, que não funciona mais. Saddam Hussein bem que tentou converter toda a dívida do Iraque em euros e acabou morto e o país invadido.

Todo mundo, aí envolvendo negócios lícitos e ilícitos, corre atrás do dólar, o que, em princípio, deveria valorizá-lo. Isso não acontece em virtude de o governo norte-americano, com pragmatismo, contribuir para a manutenção do equilíbrio do atual sistema financeiro, que muito lhe favorece, mantendo o enorme déficit de seu balanço de pagamentos em relação ao "resto do mundo". Mas toda estratégia cavilosa tem limites.

Se a crise financeira atual, que se originou em meras hipotecas imobiliárias, evoluir para algo mais substancial, interferindo no funcionamento das mega-empresas e na rentabilidade da Bolsa
de Nova Iorque, os norte-americanos poderão rugir, adaptando a sua economia a uma progressiva redução do enorme déficit.

Se isso acontecer, o resto do mundo entrará em recessão..."
FRASES

"Quando falo de Renan, lembro da música do Gonzaguinha: não dá mais para segurar."
Demóstenes Torres, senador (DEM-GO)

"A lua-de-mel com a classe média já tinha acabado desde a última eleição. As vaias são a manifestação pública do divórcio."
José Murilo de Carvalho, historiador, sobre as vaias a Lula

"O país está nas mãos de bandidos e se multiplicam episódios de falta de controle e de acobertamento oficial dos mais variados crimes e irregularidades. Sim, a afronta de Renan à democracia e o apagão aéreo são sintomas da mesma doença."
Augusto de Franco, analista político

"Alimentada pelos petrodólares, mas obscurecida pela retórica bombástica de Hugo Chávez, uma corrida armamentista está claramente em curso na América do Sul."
Kenneth Maxwell, historiador britânico

"Não há pergunta indesejada, não há questionamento petulante. Se os fatos atropelam Lula, danem-se os fatos."
Sandro Guidalli, editor de Mídia Sem Máscara

"OS PROBLEMAS DE CUBA SÃO TRÊS: CAFÉ-DA-MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR..."
Zé Simão, O Macaco
HUMOR NEGRO
Schyrlei Pinheiro
O humor negro faz o palhaço pensar que é engraçado, principalmente por ter audiência fiel dos coniventes, que exploram a boa fé do povo e obrigam o trabalhador a pagar o preço do injusto imposto à imbecilidade que nos governa. A real democracia só pesa no conceito total de liberdade de quem planta honestidade, cresce com brio e tem vergonha na cara. Isto, os agenciadores nasceram sem, ou a perderam no caminho, já que se vendem por algumas moedas, sem saber medir, de pé, a diferença entre palavras. Não há como negar, são formados acadêmicos, aprenderam a ler e a escrever, são cultos, mas, tão curtos, que só enganam a imbecilidade que os apóia, com aplausos, quando apresentam, ao vivo, um triste espetáculo, que não vale um fio do bigode de um passado escrito pelo mérito da honra brasileira.


BLOG DO JEFFERSON
11/08/2007

Tô nessa. O blog do (tucano)
Reinaldo Azevedo propôs uma enquete à população. O jornalista diz que precisamos criar "certos critérios para impedir que a Dona Zelite golpista ocupe as ruas, que, como sabemos, pertencem ao povo." E lista pré-requisitos para a participação em manifestação pública: 1) cortar o mindinho da mão esquerda;2) ter a língua presa e o intestino solto;3) cantar só com gerúndio em "ENO", como Zé Dirceu: "Caminhano e cantano e seguino a canção...";4) Ter a aprovação do Jô Soares;5) Gritar "Fora FHC"Aditaria mais dois requisitos, afinal, não podemos esquecer o passado:Ser capaz de gritar:1) O povo, na rua! A luta continua!2) Fora daqui o FMI!
Adriana Vandoni
O mega filho

Lulinha inflacionou o mercado do boi na Região de Araguaína, Gurupi, Nova Colina e Paraíso, em Tocantins. Mas Lulinha não compra em seu nome, tem um laranja, conhecido tanto no mercado agropecuário quanto no mercado financeiro. Esse fato já foi noticiado em alguns jornais no início da semana passada.

Além disso, a notícia que se tem é que Lulinha seria o verdadeiro dono da Fazenda Espírito Santo na cidade de Xinguara/PA e da Fazenda Cedro Maramba, ambas compradas do pecuarista Bené Mutran pelo tal laranja do mercado financeiro. Só na fazenda Espírito Santo ele teria 75 mil
cabeças de gado.

Lulinha é conhecido na região de Xinguara no Pará, ele costuma ser visto transitando entre uma fazenda e outra a bordo de um helicóptero.
OPINIÃO

(*) Manoel Carlos, do obrigatório http://www.agrestino.blogger.com.br/

Lula: - O álcool é a solução para os problemas do Brasil.
Manoel Carlos: - Esta é a prova que nem sempre o consumidor entende do assunto.
Os ricos e pobres
Por Martha Medeiros
Anos atrás escrevi sobre um apresentador de televisão que ganhava R$ 1 milhão por mês e que em entrevista vangloriava-se de nunca ter lido um livro na vida. Classifiquei-o imediatamente como um exemplo de pessoa pobre.
Agora leio uma declaração do publicitário Washington Olivetto em que ele fala sobre isso de forma exemplar. Ele diz que há no mundo os ricos-ricos (que têm dinheiro e têm cultura), os pobres-ricos (que não têm dinheiro mas são agitadores intelectuais, possuem antenas que captam boas e novas idéias) e os ricos-pobres, que são a pior espécie: têm dinheiro mas não gastam um único tostão da sua fortuna em livrarias, shows ou galerias de arte, apenas torram em futilidades e propagam a ignorância e a grosseria.

Os ricos-ricos movimentam a economia gastando em cultura, educação e viagens, e com isso propagam o que conhecem e divulgam bons hábitos.

Os pobres-ricos não têm saldo invejável no banco, mas são criativos, efervescentes, abertos. A riqueza destes dois grupos está na qualidade da informação que possuem, na sua curiosidade, na inteligência que cultivam e passam adiante.

São estes dois grupos que fazem com que uma nação se desenvolva. Infelizmente, são os dois grupos menos representativos da sociedade brasileira.

O que temos aqui, em maior número, é um grupo que Olivetto nem mencionou, os pobres-pobres, que devido ao baixíssimo poder aquisitivo e quase inexistente acesso à cultura, infelizmente não ganham, não gastam, não aprendem e não ensinam: ficam à margem, feito zumbis.

E temos os ricos-pobres, que têm o bolso cheio e poderiam ajudar a fazer deste país um lugar que mereça ser chamado de civilizado, mas que nada: eles só propagam atraso, só propagam arrogância, só propagam sua pobreza de espírito.
Exemplos? Vou começar por uma cena que testemunhei semana passada. Estava dirigindo quando o sinal fechou. Parei atrás de um Audipreto do ano. Carrão. Dentro, um sujeito de terno e gravata que, cheio de si, não teve dúvida: abriu o vidro automático, amassou uma embalagem de cigarro vazia e a jogou pela janela no meio da rua, como se o asfalto fosse uma lixeira pública. O Audi é só um disfarce que ele pôde comprar, no fundo é um pobretão que só tem a oferecer sua miséria existencial.

Os ricos-pobres não têm verniz, não têm sensibilidade, não têm alcance para ir além do óbvio. Só têm dinheiro. Os ricos-pobres pedem no restaurante o vinho mais caro e tratam o garçom com desdém, vestem-se de Prada e sentam-se de pernas abertas, viajam para Paris e não sabem quem foi Degas ou Monet, possuem tevês de plasma em todos os aposentos da casa e só assistem programas de auditório, mandam o filho pra Disney e nunca foram a uma reunião da escola. E, claro, dirigem um Audi e jogam lixo pela janela. Uma esmolinha para eles, pelo amor de Deus.

O Brasil tem saída se deixar de ser preconceituoso com os ricos-ricos (que ganham dinheiro honestamente e sabem que ele serve não só para proporcionar conforto, mas também para promover o conhecimento) e se valorizar os pobres-ricos, que são aqueles inúmeros indivíduos que fazem malabarismo para sobreviver mas, por outro lado, são interessados em teatro, música, cinema, literatura, moda, esportes, gastronomia, tecnologia e, principalmente, interessados nos outros seres humanos, fazendo da sua cidade um lugar desafiante e empolgante.

É este o luxo de que precisamos, porque luxo é ter recursos para melhorar o mundo que nos coube. E recurso não é só money: é atitude e informação.

O SANTO RENAN

O santo Renan será canonizado pelo Papai Lulla que depois dirá que não sabe de nada. Lá vem Pizza! Demorou mas tá saindo...

Governo e PMDB fecham acordo sobre caso Renan
10/08 - 19:39 - Agência Estado

O governo e o PMDB fecharam um acordo tático para encerrar, até o final deste mês, o processo disciplinar que ameaça o mandato do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). O Planalto quer apressar o desfecho do caso Renan para facilitar a aprovação da emenda constitucional que prorroga a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

Os líderes governistas e de partidos da base avaliam que só haverá condições de reunir o mínimo de 49 votos para aprovar o projeto se os aliados conseguirem, antes, pacificar o ambiente político.

"O governo vai ter que arrumar o Senado, se quiser aprovar a CPMF. Da forma que o governo quer (sem partilhar os recursos da CPMF com Estados e Municípios), a oposição não aceita", diz o senador Sérgio Guerra (PE). O líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp (RO), afirma que já há um entendimento no Conselho de Ética para votar logo o processo contra Renan, independentemente do resultado da perícia. "A demora é ruim para o País, para o Congresso, para o governo, que já começou a ter dificuldade em votações."
DEGENERADOS

COLUNA ISTO POSTO
Gazeta do Paraná
PAULO MARTINS


O que o governo do petista Lula fez aos dois cubanos que desertaram da delegação que representava no Pan o inferno de Fidel Castro, foi, além de ato covarde, traiçoeiro, rasteiro, inescrupuloso, virulento, assustador e aflitivo, uma ameaça a todos os que futuramente queiram também pedir asilo político no Brasil. O que essa criatura que chegou ao Palácio do Planalto e seus capangas pensam que são ? Donos do Brasil ? Praticaram contra dois cidadãos estrangeiros essa verdadeira arte de esgoto e nem a ONU – se bem que considerado um dos mais corruptos organismos do mundo – até agora se pronunciou. O governo do PT, inspirado na abjeta, ultrajante e despótica ideologia de extrema esquerda, rasgou tratados internacionais, lógicas, coerência e principalmente a dignidade da sociedade brasileira. É impossível aceitar-se tamanha carga de insolência. E que fique bem claro, se aquelas duas vítimas do facínora do Caribe forem fuziladas, o governo Lula é que, na verdade, terá puxado o gatilho. E se forem para os brutais e torturadores porões da ditadura comunista, a chave da masmorra terá sido rodada também pelo governo (sic) Lula, do PT.
PIADA PRONTA

Nenhum comentário: