terça-feira, 2 de outubro de 2007

O alicerce minado do Congresso Nacional

Mara Montezuma Assaf


PAN, TAM, RENAM...Lula deve dizer que isto é coisa do outro mundo, que seus inimigos foram ao terreiro e encomendaram esta macumba para enfernizá-lo. Até a rima lembra um batuque!

Fica tranquilo Lula, que a esbórnia do Renan, apesar de desestabilizar momentâneamente sua base governista na Câmara, não relará em sua imagem, não enodoará sua sacrossanta biografia, palavra aliás que nos últimos tempos, volta e meia está na boca de Lula." A minha biografia..."

Falando em biografia de Lula, há uma curiosidade de minha parte que certamente jamais será satisfeita: os famosos costumam avivar a lembrança de seus antigos mestres sôbre eles. Assim, sempre aparece uma velha professorinha a recordar uma passagem positiva de um seu ilustre pupilo. Se aparecer uma hipotética mestra de Lula é mais provável que será para dizer que seu aluno nunca sabia nada de nada, e pior, nunca assumia suas faltas, jogando sempre a culpa nos coleguinhas....."não fui eu , fessora"!

Mas vou direto á Renan, que, coitado, reza para sair da linha de tiro e não consegue.

Pudera ! com sua biografia tão atribulada, tão cheia de artes, peripécias e ousadias, é um prato cheio para os arqueólogos da imprensa que adoram cavocar atrás de tesouros escondidos sob o manto da retidão. Daí que no caso de Renan, quanto mais eles escavam, mais achados valiosos encontram.

Os amigos de todas as horas de Renan, (hum...todas mesmo? então os arqueólogos já sabem onde devem fazer novas buscas) vêm em sua defesa, mas já não há nem mais o que dizer...

Diante do pedido da oposição e até de um de seus pares, o Senador Pedro Simon, para que Renan peça afastamento, o Senador Almeida Lima enguiçou seu o disco na frase: "Não há razão para afastamento. As denúncias não dizem respeito à administração da Casa e, até agora, ninguém conseguiu uma prova sequer contra ele".

Bem, eu, uma pulga diante do Senador, ouso discordar e vou dizer porque:

1) Quando ele diz que as denúncias não dizem respeito à admistração da Casa, eu pergunto ao senador se ele próprio entrega a chave de sua casa para um funcionário bem mais do que suspeito de ser um mão grande , e que vai valer-se de seu cargo de empregado de confiança para novos e rendosos contatos. É a mesma coisa que ,num presídio de segurança máxima, darem a responsabilidade da guarda da chave para Fernandinho Beira-Mara posto que, dentro da "casa", ele sempre mantem um comportamento exemplar .

Que me perdoe o senador Almeida Lima, mas este argumento, como vê, não se sustenta!

E quem disse que Renan não possa ter votado alguma emenda, ou dado um parecer que... lá atrás daquele grande biombo, não o tenha favorecido de alguma maneira? Isto tem que ser melhor checado já que os negócios de Renan são tão variados...

Parece que, na ânsia de enricar, ele andou dando tiro em todas as direções, pois tanto aplicou seu dinheiro de origem desconhecida em gado como em empresas do ramo de comunicação.

Aliás, pesquisem bem, senhores arqueólogos da imprensa, pois tem muito mais politico do nordeste que é dono de jornal, rádio e TV, e que usam-nos para seu próprio benefício, aprisionando as mentes simples dos homens comuns.

E , fazendo um parênteses, muito me admira ver como o Leão é manso com relação aos politicos que enriquecem numa velocidade de foguete...ele nunca vê nada suspeito a não ser depois que uma denúncia escancara o tamanho do cofre do dito cujo. Esse leão que não enxerga tubarão, não perde uma sardinha !

2)Quanto ao Senador Almeida Lima dizer que até agora, ninguém conseguiu uma prova sequer contra Renan, estará o Senador querendo dizer que até agora não houve um flagrante? Porque provas existem às dezenas e robustas, desde que Renan seja julgado pela lei e não por suas brechas indecentes.

E é digno de ver-se o esforço inaudito que seus aliados fazem para que Renan seja julgado pelo, agora considerado , menor dos casos ... e somente por ele.

Mas e as outras muitas mazelas, a Justiça vai deixar passar batido porque Renan tem direito à fòro privilegiado?

Aliás, temos que botar por terra estes privilégios dos políticos que tanto atraem bandidos para a vida pública.

É moleza, eles enriquecem através do ilícito e ainda com a tranquilidade da garantia da impunidade.

Por isso que hoje em dia a classe politica está tão desmoralizada, pois com raras exceções, a maioria dos politicos não tem nem traço de idealismo, são amorais atraídos à vida pública pelos tais privilégios que permitem um alpinismo politico-social em rítmo vertiginoso e 100% de impunidade em caso de "descuido"

Fico na expectativa de que politicos honestos entendam que o nascedouro da derrocada do Congresso está numa trinca em seus alicerces , na elasticidade e na permissividade das leis que protegem seus próprios membros, e que a crescente desmoralização do Congreso perante os brasileiros poderá servir de ótima desculpa para o governo Lula simplesmente zerá-lo , fechá-lo !

Os senhores mesmos darão motivo para um golpe , e elles ainda farão um bonito papel de saneadores!
Que ironia!

Essa Constituinte que os petistas querem realizar não almeja senão legalizar a chance de um terceiro mandato para Lula, que Deus nos livre!

Ou os senhores duvidam que isto já faça parte da programação do segundo mandato?

Os senhores deputados e senadores da oposição estariam de acordo com a oficialização dessa ditadura ?

Qual a diferença para os senhores de uma ditadura de direita e uma de esquerda?

Eu ouso lhes dizer:

Ambas são muito ruins.Mas...sob os militares , ainda que seus inimigos tenham sofrido as agruras dos cárceres e "otras cositas más" em resposta às suas próprias ações danosas, nós , população ordeira, vivemos tempos em que o binômio desenvolvimento com segurança era uma certeza . E nunca se ouviu dizer que um dos militares tenha enriquecido ...ou que um de seus parentes tenha subido na vida mais rápido que um Ronaldo...
A moralidade ainda tinha vez no Brasil.

Na verdade, nós já estamos vivendo sob uma ditadura de esquerda há algum tempo, já que estamos sob a lei da impunidade para criminosos de todos os matizes, sob o jugo da violencia, da insegurança, imoralidade como regra comum.

Um tempo em que as denúncias, por piores que sejam, caem num vazio legal, e fica tudo em aguas de bacalhau.
Os senhores da oposição estão de acordo com isso?
Aliás, existe ainda oposição neschte país?

Nenhum comentário: