terça-feira, 2 de outubro de 2007

Audiência Pública proposta por Incra acaba em pancadaria


por Rodrigo Netto da Silva








Como começar uma matéria de grande impacto sem ser jornalista ou ter conhecimento sobre tal, meu maior medo é de não ser imparcial, porque ambos os lados envolvidos defendem suas teses e tem a sua visão sobre o fato, por isso me dou ao direito de relatar os fatos que presenciei e trazê-los a vocês para que cada um julgue como achar conveniente.

Na manhã de hoje barreiras da Brigada Militar na entrada da cidade davam o tom a Audiência Pública proposta pelo Incra na cidade de Pedro Osório. As barreiras propostas pela BM eram pra evitar que os participantes de ambos os lados chegassem até o Salão Paroquial com outras intenções a não ser o de debater. Ao contrário do que alega o MST ambos os lados foram vistoriados, não só eles como todos os veículos que entravam na cidade inclusive o de moradores, nada passou pelas barreiras sem antes ter sido revistado pelos PMs. Segundo a BM foram apreendidos nas revistas facões, machados e foices.

O movimento MST transitou tranqüilamente pelas ruas da cidade dirigindo-se até o local da audiência, lá já se encontravam os “Ruralistas” aguardando a abertura dos portões do Salão Paroquial. Pois foi justamente nesse momento que aconteceu o fato lastimável, pois a marcha do MST avançou em direção dos ruralistas, querendo adentrar o local. Porém o portão estava fechado ainda e com ambos os lados se empurrando não demorou muito para que começassem as agressões. Aos gritos de “Abre, abre, abre!!” o MST forçou e conseguiu entrar no Salão Paroquial, usando crianças como escudo, ao chegarem no portão formaram uma barreira humana com os braços trançados o que permitiu a entrada de todos.

Até o momento o número de Brigadas no local era insuficiente para conter os ânimos, sendo que tentavam a todo instante acabar com as agressões. No momento que já estavam no interior do pátio, tentaram fechar o portão obstruindo todo o acesso ao local. Com a chegada da BM os policiais militares foram direto para o portão para deixar livre o acesso. Novo confronto agora MST x BM, de um lado os manifestantes do MST tentando proibir a entrada, de outro os militares querendo entrar e restabelecer a ordem no prédio.

Muitos feridos de ambos os lados, a maioria dos feridos tentavam colocar um cadeado no portão fato repelido com energia pelos policiais. Atacando com o material disponível, mastro de bandeiras, pedaços de cadeiras que foram quebradas do salão, assim como as mesas, além de tijolos inteiros e em pedaços que eram jogados por cima do muro na direção da Brigada e dos ruralistas, os manifestantes tentaram por vários minutos bloquear a ação dos brigadianos, porém os policiais militares conseguiram entrar no salão e após algumas prisões restabelecer a ordem e a calma.

Nossa equipe entrou junto com a BM e não vimos nenhuma agressão dentro do Salão Paroquial, lá apesar das discussões havia apenas a tentativa de ver toda a calma restabelecida.

O Conselheiro Tutelar Antônio “Chaveiro” chegou ao local e pediu para ver se havia crianças fato que foi impedido pelos integrantes do MST. Várias autoridades chegaram ao local e após uma conversa demorada entre o Dep. Est. Marcon que no momento representava os manifestantes do MST e a autoridade que representava o governo estadual, ficou decidido a saída dos feridos para tratamento na Santa Casa do município. Os feridos entre eles mulheres e crianças foram levados pela Brigada Militar em um micro ônibus acompanhados ainda de um outro Conselheiro Tutelar, o Sr. André Bandeira.

Os detidos foram encaminhados para a Delegacia de Pedro Osório, onde estavam sendo ouvidos. Um grande número de repórteres e advogados ficavam na frente da delegacia.
Segundo a Brigada Militar o número de feridos foi de 13 pessoas e 6 pessoas foram detidas.

A audiência pública foi suspensa, certo mesmo é que o ambiente está tenso com várias versões rolando de boca em boca deixando tudo ainda pior. Para garantir a segurança foi solicitado o reforço e uma companhia de Operações Especiais de Porto Alegre que chegou na cidade no início da tarde.

Novas notícias em breve serão adicionadas.






Nenhum comentário: