quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Exército treina resgate de brasileiros


19/11/2007
Tânia Monteiro e Rui Nogueira
BRASÍLIA

Militares da Marinha e da Força Aérea participaram de exercício

O Ministério da Defesa defende a tese de que o Brasil precisa estar preparado para a eventualidade de ter de fazer um resgate em massa da população de brasileiros que vive na Bolívia e no Paraguai, pois avalia que a estabilidade político-social nos dois países é precária. Há 10 mil famílias brasileiras vivendo na Bolívia e 200 mil brasileiros que moram no Paraguai - os chamados “brasiguaios”.

O Estado apurou que na Operação Pantanal, realizada entre 10 e 20 de outubro, em Mato Grosso do Sul, tropas do Exército, da Marinha e da Aeronáutica praticaram um exercício especial: como empregar, de maneira combinada, o maior número possível de meios (aviões, lanchas, caminhões etc.) para retirar todos os brasileiros que vivem no Paraguai e na Bolívia no período mais curto de tempo possível.

A Operação Pantanal juntou as três Forças sob liderança do Comando Militar do Oeste. Os exercícios simularam claramente uma “situação de beligerância” na fronteira dos dois países vizinhos, mapeando até as grandes e pequenas fazendas que serviriam de apoio em caso de uma retirada de emergência de brasileiros. Durante os preparativos para a Operação Pantanal, o general Roberto Fantoni Saurin, comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados, disse que um dos principais objetivos dos exercícios combinados era testar “o apoio logístico e de comunicações próprias para o emprego combinado das três Forças Armadas” em situações de emergência beligerante.

“O Ministério da Defesa vem colhendo na nossa área sul-americana pontos de tensão que podem se desenvolver e devem ser observados e acompanhados”, disse o secretário de Política, Estratégia e Relações Internacionais do Ministério da Defesa, general de Exército Benedito de Barros Moreira, ao participar do programa Expressão Nacional, terça-feira na TV Câmara. O caso dos brasileiros que podem precisar ser retirados da Bolívia e do Paraguai é uma dessas situações que, na avaliação dos estrategistas brasileiros, demanda preparo. Os brasileiros que vivem na Bolívia - alguns deles são grandes fazendeiros em regiões de fronteira - já foram ameaçados de expulsão pelo governo do presidente Evo Morales.

O Exército participou da Operação Pantanal com pelo menos 200 veículos. A Força Aérea empregou aviões C-95 Bandeirante, Hércules C-130 e C-105 Amazonas.

Nenhum comentário: