terça-feira, 27 de novembro de 2007

CHÁVEZ ACREDITA PIAMENTE QUE INCORPOROU SIMON BOLIVAR E QUE O ENCARNA!

Waldo Luís Viana

NUNA NOCHE TIBIA, JO Y Bolivar NOS CONOCIMOS...

1. Pelo menos dois psiquiatras venezuelanos (que pedem ter seus nomes ocultos pelos diplomatas com que conversaram ontem, por razões óbvias), a partir de relatos de pessoas muito próximas ao presidente Hugo Chávez, afirmam que o caso do presidente é muito delicado, pois é um caso de esquizofrenia projetada ou algo assim.

2. Chávez estaria convencido de ter incorporado a alma de Bolivar, e conversa com este, naturalmente, sempre que quer. E que, como Bolivar encarnado, tem que dar sequência a obra do "libertador". O texto básico para isso é a Constituição -proposta por Bolivar desde a Bolívia, em que tentou implantar depois na Colômbia,etc...

3. Esta constituição -entre outras coisas- previa um "presidente vitalício" da república, e os demais poderes submetidos a este presidente. E um povo sem informação, que precisa ser conduzido. Bolivar e seu grupo tiveram uma vitória efêmera sobre o general Santander e conseguiram seu exílio. Na volta o grupo de Bolivar e ele mesmo, foram afastados do poder, e " exilados" na Colômbia.

4. Cada vez que ocorre um conflito com ele e um dirigente de outro país, Chávez -ou melhor Bolivar- faz uma transferência para o passado e encarna Bolivar no conflito. Vê o Rei Juan Carlos como se fosse o rei Fernando VII e reproduz frases de Bolivar. Vê o presidente Uribe da Colômbia, como se fosse o presidente Santander, e procura vingar-se do que esse teria feito com ele -Bolivar, digo Chávez. Olha o Brasil como o Império e assim se refere a ele.

5. Um caso grave de psicopata que -segundo os interlocutores disseram ontem- deve ser acompanhado como o maior cuidado, pois casos como esse podem produzir qualquer tipo de ação, sem limite previsível. O melhor -segundo eles- é não confrontar e deixar que -em crise- fale só e se acalme. O tempo -só faz agravar um caso desses- sem ser submetido a tratamento.

DESCHAVETADO!

É a manchete editorial de hoje do jornal TAL QUAL dirigido pelo ex-ministro do planejamento da Venezuela Teodoro Petkoff. O inicio do editorial confirma as informações desse Ex-blog de ontem sobre os "elementos psicopáticos" de Chávez. Conheça o inicio do editorial. E clique em seguida, abaixo e conheça a capa do Tal Qual de hoje com Chávez em camisa de força.

El insólito discurso de Chávez el domingo pasado, en el cual arremetió contra medio mundo en términos de una intemperancia raras veces vista en jefes de Estado y/o de Gobierno, puede explicarse, en parte, por los elementos psicopáticos de su personalidad, pues, es conocido por su propensión a la brutalidad verbal y a los excesos insultantes de lenguaje –sobre todo cuando, como ahora, su monumental ego está lastimado por los reveses internacionales–, pero eso no explica todo. Chávez es de quienes no dan puntada sin hilo.

Nenhum comentário: