sexta-feira, 28 de setembro de 2007

COEFICIENTES

Do Coeficiente de Ineficiência dos Ministérios/Comissões
Há dias, escrevi sobre o comportamento do Congresso brasileiro, visto sob a perspectiva encontrada na obra de C.Northcote Parkinson, "A Lei de Parkinson. Valho-me dela novamente para descrever o comportamento caótico do des-governo brasileiro ,desde 2002, ao instituir um ministério de 36 membros - eu disse 36. Isto tem a ver com os atuais desejos do presidente reeleito de estabelecer uma 'coalizão' de partidos para dar 'sustentação' ao segundo mandato. Há ministérios espalhados pelo mundo que possuem 9 membros:Costa Rica. Irlanda, Filipinas, Uruguai e Panamá. São minoria.
Em outros lugares ,em especial em grandes países, os ministérios estão sujeitos à lei do 'crescimento': novos membros são admitidos, para não pertubarem os que já estão dentro. Sua opinião só pode ser silenciada , desde que estejam envolvidos em "qualquer" decisão, mesmo que esta seja absolutamente dispensável. Exemplo típico de ministérios criados para as 'mulheres', 'a desigualdade racial' e outros tantos , para colocar 'amigos' que perdeeram eleições: Olívio Dutra, Tarso Genro , etc. Todos estão lembrados que não chegaram a 3 as reuniões ministeriais em 4 anos de mandato, simplesmente porque é impossível reunir tanta gente com proveito. Um viajará no dia x, outro só vai chegar no dia y, o terceiro não poderá na terça-feira, e assim por diante. Poucos foram escolhidos por serem necessários. A maioria para atender a algum compromisso de campanha.
Vejam o que nos espera com a dita "coalizão": só o PMDB quer, e já, 6 ministérios; o PT não quer abandonar os 9 que já emplacou, fora o PSB e o PC do B. Periga virmos a ter mais de 36 ministérios neste segundo mandato. Bem diz o novo Senador Jarbas Vasconcelos: esta coalizão durará 6 meses... Acho que o novo Senador é otimista. Sarney, Temer, Barbalho, Calheiros, Alencar, Maluf, Valdemar, Aldo, Ciro, etc ,todos querendo um 'naco' - haja 'naco' para distribuir. Isto ,sem citar o PT e a cota pessoal do LULLA. E quando todos começarem a falar, a pedir verbas e cargos, a reclamar de seu 'cumpanhero', aí, saiamos de baixo. E quanto mais eles falarem, mais os de fora irão esbravejar ,para se representar por dentro. Quando chegar a este estágio, 4 ou 5 membros do ministério, estarão se reunindo em 'quase segredo' para decisões com o "Chefe" que chegarão aos demais como 'ordens'. Neste momento ,explodirá a CIUMEIRA, e ninguém mais vai se entender.
Estão lembrados do "NÚCLEO DURO": Dirceu-fora, Gushiken-fora, Palocci- fora, Dulcci e Carvalho (estes ainda dentro)??? Tudo isto acontecerá novamente. Só o Lulla não vê. Não seria mais sensato um gabinete de sábios com 15 membros? O Congresso não aprovaria, dizem eles. Aprovar o quê? Se tudo chega a esse Congresso, sem 'amor-próprio e sem caráter', por medidas provisórias e tudo eles aprovam. Faz de conta... Segundo Parkinson, um ministério, qualquer um, alcança seu ponto de ineficiência quando o seu número ultrapassa a 20 membros - donde se conclui que o nosso ministério LULLA do primeiro mandato , e o provável do segundo , já perderam a noção de 'realidade' há muito tempo. Daí a noção de ineficiência e incompetência que esse desgoverno nos passa.
No mais, resta aos simples eleitores que votaram no desgoverno, continuar vivendo sua 'vidinha ' sem atrativos , nem grandes ambições. Esperando 2008/2010 para votar de novo, nos mesmos, que continuarão a engambelá-los com os "ESPETÁCULOS DO CRESCIMENTO" que produzirão. Passadas as eleições, a palavra chave será "não sei o que fazer para DESTRAVAR o país". A miséria, a pouca saúde, a insegurança e a deseducação continuarão as mesmas ou piores. Aos que não votaram no desgoverno, neste caso 40 milhões, resta continuar assistindo seus representantes, em vez de fazerem uma OPOSIÇÃO responsável e séria, continuarem a embarcar no AEROLULA, por UM QUASE NADA, e ao final, em 2008/2010 estaremos todos em luta aguerrida para MUDAR ISSO QUE AÍ ESTÁ. Mesmo porque o voto é obrigatório, e quem vota 'nulo ou em branco ' não tem seu voto computado??????? Será que o Min Marco Aurélio de Melo está certo no seu país do FAZ-DE-CONTA. Se está porque não se empenha para mudar??????????????????? ARRE!
Edgard LC França
Brasi Verde Amarelo!

Nenhum comentário: